terça-feira, 20 de outubro de 2009

França começa a vacinação da Gripe A

Os franceses começaram a vacinação contra o vírus da Gripe A (H1N1). Os profissionais de saúde serão os primeiros e o resto da população começará a ser vacinada já no inicio de Novembro.

As primeiras doses da vacina contra a Gripe A já estão em França e começam amanhã a serem administradas. Os profissionais de saúde serão os primeiros a receber por exercerem funções consideradas essenciais para o funcionamento dos centros de atendimentos contra a Gripe.

O país encomendou 94 milhões de doses da vacina (Novartis, GSK e Baxter) e já está previsto que no início do próximo mês (Novembro) comece a vacinação a população francesa. Embora o número de vítima tenha abrandado nas últimas semanas as autoridades de saúde lembram que a luta ainda não está ganha.

Europa recorre a coligações para evitar instabilidade

A maioria dos governos europeus são actualmente compostos por coligações. Dezessete dos 27 Estados membro precisaram de unir-se a outro partido para fazer maioria no Parlamento.

Portugal, Espanha e Bulgária são os únicos países da União Europeia com governos de um só partido com minoria. Em Espanha tem se recorrido a acordos pontuais entre os dois maiores partidos , o PSOE à esquerda e o PP à direita e os demais representantes parlamentares.

Em Portugal, tudo faz prevê que o próximo governo será de minoria na Assembléia. Depois dos resultados das eleições legislativas do dia 27 de Setembro esperava-se uma coligação à direita com o CDS/PP ou à esquerda com BE – PCP mas estes não aceitaram.

Nesse panorama europeu são apenas quatro os estado-membros com governo em maioria (Reino Unido, França, Grécia e Malta). Numa altura em que a Europa luta pela aprovação do Tratado de Lisboa, a instabilidades nos governos regionais representa uma séria ameaça às ambições europeias.