sexta-feira, 29 de maio de 2009

Paulo Rangel "impressionadíssimo" com trabalho da Simoldes













No quinto dia de campanha, o cabeça-de-lista do PSD às eleições europeias, Paulo Rangel, visitou a Simoldes e ficou "impressionado" com o trabalho lá desenvolvido.
Esta empresa familiar, criada em 1959 em Oliveira de Azeméis, dedica-se ao fabrico e exportação de moldes e peças em plástico para a indústria automóvel. É o maior fabricante de mundial de moldes.
Durante esta visita o Presidente da Simoldes, mostrou a Paulo Rangel todo o processo de fabrico do molde e as diversas fases de produção da fábrica. Paulo Rangel viu fabricar um pára-choques e assistiu à injecção de plástico num molde.

Sondagem dá vitória ao PS


© Diário IOL.pt

Se as eleições para o Parlamento Europeu fossem hoje o PS ganharia com uma ligeira vantagem em relação ao PSD. De acordo com a análise efectuada pelo Público ao resultado de sete sondagens, os dois maiores partidos políticos estariam separados por apenas 2,2 pontos percentuais e a terceira força política seria o Bloco Esquerda.

Os resultados das sondagens apontam para 36,7% do Partido Socialista correspondendo entre oito a nove eurodeputados e o PSD com 33,4% teria oito assentos parlamentares. O Bloco Esquerda conseguiria 10,9%, equivalente a dois eurodeputados. Com valores mais baixos encontram-se a CDU com 8,3% e dois eurodeputados e o CDS-PP com 5,5% e um a dois lugares no parlamento.


© Público.pt
Resultados de 7 sondagens publicadas entre 19 de Abril e 29 de Maio para obter esta média

"Não preciso tomar conta do meu candidato"




Manuela Ferreira Leite afirmou hoje em Aveiro: "não preciso de tomar conta do seu candidato".

A presidente do PSD considera "indigna" a campanha de Vital Moreira. Na sua opinião José Sócrates " anda a proteger em demasiado o seu candidato".


Num comício em Évora, o cabeça de lista do PS, fez duras críticas aos sociais-democratas, associando-os à "roubalheira" do caso BPN.




A origem das declarações de Manuela Ferreira Leite está também no facto do primeiro-ministro apoiar a recandidatura de Durão Barroso à presidência da Comissão Europeia, ao contrário de Vital Moreira, candidato do PS que não tem a mesma opinião de José Sócrates. Paulo Rangel, candidato do PSD e líder parlamentar, acusa o PS "de ser um partido com duas caras".













Ver aqui






sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sócrates e Zapatero abrem campanha juntos

PSD promete trazer UE aos municípios

A primeira medida que o PSD irá adoptar após as eleições europeias será distribuir a cada eurodeputado eleito um conjunto de autarquias, revelou o cabeça da lista social democrata Paulo Rangel em entrevista ao Sapo.pt:


"A primeira medida assim que sejamos eleitos é, tendo em conta o número de deputados eleitos pelo PSD, fazer uma distribuição dos deputados pelos municípios portugueses. Essa distribuição fará com que cada um deles tenha a responsabilidade de se reunir com o Presidente de Câmara desses municípios, com as instituições da sociedade civil e acompanhar as politicas europeias desses municípios. Isso vai permitir uma aliança estratégica entre o plano europeu e autárquico para obrigar os eurodeputados a ter uma prestação de contas e não serem apenas os representantes de Portugal na Europa, mas também os representantes da Europa no nosso território, junto das nossas autarquias."

- Paulo Rangel, cabeça de lista do PSD ás europeias de 7 de Junho

O PSD vai chamar a esta iniciativa a Rede Autarquias Europa (RAE).

Será que a RAE é equivalente ao Comité das Regiões?

O que é?

"(...)Comité das Regiões (CdR) é um órgão consultivo composto por representantes dos poderes locais e regionais da Europa (...)"

O que faz?

"A Comissão e o Conselho consultam obrigatoriamente o Comité das Regiões nos domínios que afectam directamente os poderes locais e regionais, podendo igualmente consultar o Comité sempre que considerarem oportuno. Por sua vez, o Comité pode adoptar pareceres por iniciativa própria e apresentá-los à Comissão, ao Conselho e ao Parlamento."

terça-feira, 12 de maio de 2009

Presidente da República apoia integração da Turquia

Presidente da República portuguesa com o seu homólogo turco Abdullah Gul em conferência de imprensa no Palácio Presidencial em Ancara dia 12 de Maio ao fim da manhã

Aníbal Cavaco Silva em visita oficial à Turquia tem manifestado desde que chegou o apoio inequívoco de Portugal à integração da Turquia na União Europeia.

O presidente turco, reagindo a declarações no fim-de-semana em Berlim da chanceler alemã Angela Merkel e do presidente francês Nicolas Sarkozy contra a adesão da Turquia à União Europeia afirmou que existia já um compromisso e que os políticos passam e por vezes não têm visão de futuro.

Aqui estão as declarações dos líderes alemão e francês em campanha eleitoral para as europeias de 7 de Junho, no jornal turco Today's Zaman.

Aníbal Cavaco Silva tem afirmado nesta visita oficial à Turquia que a União precisa da Turquia para garantir a estabilidade e prosperidade assim como a Turquia precisa da União. E apelou aos turcos para serem pacientes. Portugal esperou seis anos até aderir à então CEE em 1986.

Cartaz Europeias 2009