domingo, 29 de novembro de 2009

Cerimónia inaugural 19ª Cimeira Ibero-Americana marcada pela ausência de 8 chefes de Estado

A cerimónia de inauguração da 19ª Cimeira Ibero-Americana ficou marcada pela ausência de 8 chefes de Estados. Entre os mais polémicos estão Hugo Chavez e Evo Morales. Lula também não esteve no primeiro dia do encontro.

O encontro com o tema 'Inovação e Conhecimento' começou com um atraso de mais de uma hora. O primeiro a discursar foi o primeiro-ministro José Sócrates que disse que o 'conhecimento e a inovação são ferramentas essenciais' para todos os países participantes.

Sócrates apelou ainda a um maior 'mecanismos de regulação financeira à escala mundial' e salientou a importância de um acordo na Cimeira de Copenhaga em 7 de Dezembro.

O secretário-geral Ibero-americano Enrique Iglesias também falou aos participantes sobre a crise e as oportunidades que essa pode representar para os países da América Latina. Enrique Iglesias disse que os países devem aproveitar para lançar as sua economias num mundo cada vez mais globalizado. Disse ainda que estes países não são culpados por essa crise mas não podem ficar indiferentes a ela porque fazem parte da solução da mesma.

O secretário das Nações Unidas Ban Ki-Moon enviou uma mensagem a todos os presentes que foi lida pelo Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados António Guterres. O presidente de El Salvador Maurício Funes também discursou durante a cerimónia.

O Presidente da república de Portugal, Cavaco Silva, encerrou os discursos inaugurais da cimeira. O presidente português lembrou as afinidades histórico-culturais dos países participantes. A cerimónia encerrou com a actuação da fadista Marisa e com uma queima de fogos.

O encontro ficou marcado pela ausência de 8 chefes de Estado. Os Governantes da Venezuela, Honduras, Bolívia, Nicarágua, Paraguai e Guatemala foram os principais ausentes do encontro. O presidente Lula não participou da cerimónia de abertura da Cimeira por que não chegou a tempo. O presidente brasileiro chegou em Lisboa num voo já perto das 10 horas da noite (hora de Lisboa).

A Cimeira vai até terça-feira nas zona do Estoril. A tenda que foi montada em frente a Torre de Belém, onde aconteceu a abertura da Cimeira, será usada na cerimónia da terça-feira que assinala a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.



quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Europa : Corrupção aumenta em países europeus








A maioria dos países europeus está mais corrupta. As conclusões são de um relatório da Transparency International (TI) que apontam para um aumento da corrupção entre os 27 Estados-membro. Portugal caiu 3 posições e está na 35º posição.

A corrupção aumentou entre os 27 países que compõem a União Europeia em 2009. Apenas cinco (Dinamarca, Holanda, Estónia, França e Roménia) revelaram valores iguais aos de 2008. O relatório da TI mostra também que sete países (Noruega, Irlanda, Alemanha, Lituânia, Polónia, Chipre e Bulgária) reduziram os níveis de corrupção e subiram algumas posições.

O relatório mediu os níveis de corrupção em 180 países, numa escala de 0 (altamente corrupto) a 10 (altamente limpo). A maior parte dos países da União Europeia desceu posições na lista. No total foram quinze os países que desceram posição no ranking da TI.

Portugal desceu três posições (32ª em 2008 e 35ª em 2009). O país tem tido nos últimos anos muitos processos mediáticos (Operação Furação / Caso Freeport e outros) e agora se vê em crise com mais um caso que envolve várias empresas do Estado (Operação Face Oculta).

O Brasil registou uma subida de cinco posições (80ª em 2008 e 75ª este ano). A Nova Zelândia ocupa o topo da lista como o país mais imune a corrupção entre os 180 países analisados. Em ultimo lugar, como o mais corrupto, está a Somália ao lado de nações como o Afeganistão e o Sudão.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Presidente Lula em Lisboa



O presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva vai está em Lisboa para participar na XIX Cimeira Ibero-Americana que se realiza entre 29 de Novembro e 1 de Dezembro, no Estoril. O encontro com o tema "Inovação e Conhecimento" contará ainda com a presença do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Lula será um dos 22 chefes de Estado que participarão no final desse mês de uma Cimeira em Lisboa, em Portugal. O encontro juntará líderes da Península Ibérica e da América Latina no Hotel Cascais Miragem, na Costa do Estoril.

De acordo com o secretário-geral Ibero-americano Enrique Iglesias o tema foi escolhido com base na actual crise económica mundial, que segundo o mesmo pode ser vista como geradora de “oportunidades”.

Durante a conferência de impressa de apresentação da Cimeira, o secretário afirmou que questões de combate ao tráfico de drogas é “um tema vital na América Latina” e requer uma maior cooperação entre esses países.


- Programa participantes da XIX Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo

- Países participantes



segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Alemães voltam a sair as ruas para festejar queda do muro

Milhares de alemães assistiram o antigo líder do movimento polaco Solidariedade, Leck Walesa, empurrar a primeira peça de um dominó gigante que percorreu um quilómetro e meio da capital alemã, no traçado da antiga barreira entre Leste e Oeste.

A intensa chuva que caiu durante a noite não impediu que as pessoas saírem novamente as ruas para celebrar a reunificação da Alemanha. A Porta de Brandeburgo foi o local escolhido para a cerimónia que assinalou os 20 anos da queda do muro.

Durante todo dia houve momentos simbólicos que lembraram os acontecimentos do dia 9 de Novembro de 1989. Um desses momentos foi a travessia da ponte de Bornholmer Strasse, local do primeiro posto-fronteiriço aberto no dia 9, por onde passaram naquela noite 20 mil alemães de Leste. Angela Merkel, Leck Walesa e o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachov estiveram juntos durante a travessia.

As cerimónias encerraram com queima de fogos à Porta de Brandeburgo com a presença dos líderes das quatro potencias aliadas que administraram Berlim no pós-guerra, Nicolas Sarkozy, Gordon Brown, Dmitri Medvedev e a representar o presidente Obama, Hillary Clinton.

O presidente norte-americano foi o grande ausente mas enviou uma mensagem onde afirmou que “há 20 anos ninguém podia imaginar que hoje a Alemanha seria dirigida por uma mulher, ainda por cima vinda de leste”.

Berlim festeja queda do muro

Guardas da fronteira de Berlim Oriental em cima do muro de Berlim, em frente à Porta de Brandeburgo em 11 de Novembro de 1989.

Berlim assinala hoje os 20 anos sobre a queda do muro. O fim da barreira que dividiu capitalistas e socialistas será lembrada com a queda de um dominó gigante. São esperadas mais de 100 mil pessoas para os festejos de logo mais.

A capital alemã comemora os 20 anos da queda do muro que durante 28 anos dividiu os alemães e a Europa. Estão marcados vários eventos ao longo do dia de hoje que contarão com a presença de figuras públicas e chefes de Estado.

As grandes figuras do passado e os principais líderes do presente vão estar juntas na noite de comemorações que lembra não apenas a queda do muro mas também o início da reunificação da Alemanha.

A Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, de vista ao país, lembrou que ainda há muitos muros de pé no mundo actual e que é preciso que as 'nações se unam para confrontar todos aqueles que se escondem atrás deles'.

Dominó gigante junto da Porta de Brandenburgo, em Berlim.

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Guido Westerwelle, afirmou que o 'muro não caiu mas foi derrubado pelo povo em nome da liberdade e de milhões de cidadãos que dela estavam privados'.

O muro de Berlim foi construído em 1961 e manteve-se de pé até a noite de 9 para 11 de Novembro de 1989. Uma multidão ocorreu para as fronteiras de Berlim Ocidental e o que poderia ter sido um banho de sangue, revelou-se o virar de uma página na Diplomacia Mundial.

sábado, 7 de novembro de 2009

Presidente Lula distinguido em Londres


O presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva foi distinguido com o Prémio Chatham House 2009 em Londres. A distinção foi atribuída ao político pelo seu contributo para a estabiliza internacional e o seu papel intervencionista na América Latina.

Lula recebeu na quinta feira, dia 5, o Prémio Chatham House 2009 pela sua actuação diplomática na resolução de crisis internacionais. Os júris tiveram em conta para a atribuição do prémio 'a importante contribuição de Lula para a estabilidade e integração na América Latina'.

A cerimónia que teve lugar no edifício do Banqueting House, em Londres, ocorreu depois de um encontro que Lula teve com a rainha Elizabeth no no Palácio de Buckingham. Os membros da Chatham House realçaram o importante papel do presidente brasileiro na resolução de crises regionais e para liderar a missão de estabilização da ONU no Haiti.

O presidente Lula também foi apontado como peça central na criação do tratado constitutivo da União Sul-americana de Nações (UNASUL) e na capacidade de Cuba para ser integrado como um membro de pleno direito do Grupo do Rio, que foi criada para facilitar o diálogo político entre as nações latino-americanas .


O prémio Chatham House é entrega anualmente à figuras políticas que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento das Relações exterior no cenário político internacional.

domingo, 1 de novembro de 2009

Gripe A : Ucrânia fecha escolas e proíbe ajuntamentos

As autoridades Ucranianas decretaram o fecho das escolas e a proibição de concentração de pessoas em público como medida de combate a Gripe A.

As medidas foram tomadas depois de a primeira-ministra Yulia Timochenko, ter afirmado que 'a doença é perigosa e que ameaça a vida das pessoas'.

Na sexta-feira, dia 30 de Outubro, foram anunciados 36 vítimas mortais no país. Todas elas morreram com problemas de pneumonias e a maioria estava infectada com o vírus H1N1.

Apesar de a primeira-ministra dizer que não é preciso entrar em pânico, as medidas impostas a população falam por si.

Estão proibidas os aglomerados de pessoas em público durante os próximos 21 dias e a própria Timochenko aconselhou a população a improvisar máscaras para a eventualidade de vir a faltar nas farmácias. A Ucrânia vai a votos daqui a poucas semanas para escolher o novo presidente da república.

VÍDEO:
Gripe A gera pânico na Ucrânia