
O presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva foi distinguido com o Prémio Chatham House 2009 em Londres. A distinção foi atribuída ao político pelo seu contributo para a estabiliza internacional e o seu papel intervencionista na América Latina.
Lula recebeu na quinta feira, dia 5, o Prémio Chatham House 2009 pela sua actuação diplomática na resolução de crisis internacionais. Os júris tiveram em conta para a atribuição do prémio 'a importante contribuição de Lula para a estabilidade e integração na América Latina'.
A cerimónia que teve lugar no edifício do Banqueting House, em Londres, ocorreu depois de um encontro que Lula teve com a rainha Elizabeth no no Palácio de Buckingham. Os membros da Chatham House realçaram o importante papel do presidente brasileiro na resolução de crises regionais e para liderar a missão de estabilização da ONU no Haiti.
O presidente Lula também foi apontado como peça central na criação do tratado constitutivo da União Sul-americana de Nações (UNASUL) e na capacidade de Cuba para ser integrado como um membro de pleno direito do Grupo do Rio, que foi criada para facilitar o diálogo político entre as nações latino-americanas .
O prémio Chatham House é entrega anualmente à figuras políticas que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento das Relações exterior no cenário político internacional.

Sem comentários:
Enviar um comentário